segunda-feira, 1 de abril de 2013

[Opinião] "Um Pequeno Escândalo", de Patricia Cabot

Sinopse:

Quando a bela Kate Mayhew é contratada como dama de companhia de Isabel, a filha obstinada de Burke Traherne, o marquês vê-se numa situação impossível. Dividido entre saber que ela é exatamente aquilo de que Isabel precisa mas, para ele, a pior tentação possível, encontra-se constantemente perto de alguém que ameaça a sua independência. Conhecido pelo seu autodomínio férreo desde o dia em que apanhou a mulher com um amante, Burke jurou nunca mais arriscar-se a casar. Ao aceitar a oferta de emprego de Sua Senhoria, a temperamental Kate enfrenta dois perigos: sua atração irresistível por um homem que abdicou do amor, e um encontro com o seu próprio passado escandaloso... que ela não pode manter secreto para sempre.



Opinião: Peguei neste livro com grandes expectativas e fiquei desiludida. Penso que o livro pecou por várias coisas, entre elas as personagens.
No início da história, gostei um pouco da Kate, mas, lá para a pág. 40 e tal, comecei a ficar irritada com ela e com a sua forma de pensar um pouco infantil. Para quem tinha uma ideia tão enraizada de que a nobreza era isto e aquilo, cedeu muito rapidamente. Não achei digno de uma heroína que a razão da sua cedência fosse o amor por um homem. Para uma pessoa tão digna, acho que se deixou ir muito rapidamente na onda do Burke. E naquela altura, a dignidade era muito importante.
Quanto ao Burke, achei que era pouco firme nas suas decisões e um pouco fútil. 
A única personagem de que eu verdadeiramente gostei, foi da Isabel. Talvez porque ela deu um toque de divertimento à história.
Quanto à relação de Kate e de Burke, à falta de melhor palavra, foi uma seca. Não teve aquele "quê" de romantismo, nem me fez suspirar como eu pensei que ia fazer.

Outro ponto negativo do livro foi a repetição até ao exagero de duas palavras: "assaz" e "deveras". Uma destas palavras aparecia em quase todos os parágrafos, o que mostra uma má tradução ou então uma falta de imaginação tremenda para a variação das palavras.

Quando a parte do sexo começou (e acreditem que houve muito), comecei a ler na diagonal. Não sou fã de livros eróticos. Prefiro um bom romance a sexo. Para mim, este factor é um ponto contra.
Precisei de algum impulso para ler o livro a partir da pág. 200.

Mas, como nem todo é mau, gostei das descrições dos bailes e de como eles mostraram a hierarquização da sociedade daquele tempo e os mexericos que a caracterizavam.



Sem comentários:

Enviar um comentário