quinta-feira, 30 de maio de 2013

Amos Oz galardoado com o Prémio Franz Kafka 2013


O escritor israelita Amos Oz foi galardoado com o Prémio Franz Kafka 2013, atribuído por um júri internacional, que reconheceu nos livros do autor uma “criação literária excepcional no plano artístico” e que “interpelam os leitores, independentemente da sua origem, nacionalidade e cultura”.
Amos Oz, de quem a Dom Quixote acaba de editar Cenas da Vida de Aldeia, irá receber este Prémio, no valor de 10 000 dólares, no decorrer de uma cerimónia organizada pela Câmara de Praga, no final de Outubro, quando ali se realizar a Festa Nacional da República Checa.
Fundador do movimento pacifista israelita Paz Agora, Amos Oz, autor de, entre outros, Uma História de Amor e Trevas, A Caixa Negra, Não Chames Noite à Noite, A Terceira Condição e Contra o Fanatismo, já recebeu várias distinções literárias, entre as quais se contam o Prémio Femina (1988), o Prémio da Paz dos Livreiros Alemães (1992), o Prémio Israel de Literatura (1998), o Prémio Goethe (2005) e o Prémio Príncipe das Astúrias (2007).
O escritor israelita mais conhecido e lido no Mundo nasceu em Jerusalém, em 1939. Reside actualmente em Arad, onde se dedica à militância a favor da paz entre palestinianos e israelitas, e é professor de literatura na Universidade Ben-Gurion, no deserto do Negev. Escritor e jornalista, é autor de uma vasta obra que inclui romances e ensaios traduzidos em mais de 30 línguas. É, desde 1991, membro da Academia da Língua Hebraica. 

Fonte: Portal da Literatura

Sem comentários:

Enviar um comentário