terça-feira, 25 de junho de 2013

[A Deusa Lê] "O Navio do Destino", Rosine de Dijn


 Sinopse: Em 1942, as tragédias da Segunda Guerra Mundial encontraram eco nas viagens do navio Serpa Pinto. Ao longo da rota Rio de Janeiro – Lisboa, os passageiros eram na sua maioria alemães que tinham emigrado para o Brasil e que desejavam regressar à Alemanha para lutar por Hitler. Mas quando o navio atravessava o Oceano Atlântico na direção oposta, Serpa Pinto representava a última esperança para centenas de refugiados que temiam pelas vidas e abandonavam a Europa através de Lisboa.

Se por um lado, o navio era testemunha do fanatismo do Nacional-socialismo que abalou o continente europeu e inspirou centenas de alemães a abandonarem a segurança das suas casas no Brasil para partirem para a guerra, por outro lado, tornou-se o refúgio de pessoas que tinham perdido irremediavelmente os seus lares, arrancadas de forma violenta das raízes, para se tornarem refugiados. Venha conhecer a história do navio que se tornou o microcosmos dos dramas da guerra e mudou os destinos dos seus passageiros para sempre.

Sobre a autora: A escritora Rosine de Dijn nasceu na Flandres, em 1941, e vive nos arredores da Colónia, Alemanha, onde trabalha como jornalista freelancer, desde 1966. Contribui regularmente para diversos programas de rádio belgas, jornais flamengos e revistas alemãs, onde versa sobre assuntos ligados à Bélgica, o país onde nasceu.

É autora de O Navio do Destino (Saída de Emergência, 2013) e também de The Escape of Yudka Kalman (1994), The Emperor’s Women (1999), Love, Burden and Passion – Women in the Life of Rubens (2002), entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário