terça-feira, 9 de julho de 2013

Li até à página 100 - #1

Li até a página 100 foi criado pelo blogue Eu leio, Eu conto. Vi esta tag no blogue Danii Reads e decidi começar a fazê-la. Nesta tag devemos responder às perguntas tendo em conta apenas as primeiras 100 páginas do livro que estamos a ler no momento.




Livro:
"Maria Antonieta: O Retrato de Uma Mulher Comum" de Stefan Zweig

Primeira frase da página 100:
"Fazem serpentear um rio de doce murmúrio idílico, acessório indispensável de todo o verdadeiro bucolismo; (...)" (e continua. Mas é demasiado grande para colocar aqui).

Do que se trata o livro?
É uma biografia de Maria Antonieta, a mais incrível das rainhas francesas e onde a conhecemos desde os 14 anos até a sua morte. É-nos facultado pelo escritor várias cartas ao longo do livro e que complementam o livro. 

Melhor quote até agora:
"Se a Revolução, em vez de deixar cair o cutelo da guilhotina no pescoço espesso e curto deste homem apático e sem malícia, lhe tivesse permitido viver numa casita do campo, com um jardim à volta, tê-lo-ia tornado mais feliz do que o arcebispo de Reims o tornara, ao pôr-lhe na cabeça a coroa de França, que usou durante vinte anos sem orgulho, sem alegria e sem dignidade." - Pág. 73

Vai continuar a ler?
Sim, vou. Além de ser uma leitura um pouco difícil pela ausência de diálogos é um livro muito interessante.

Ultima frase da página 100:
"Para copiar a natureza mais subtilmente, para dar aos bastidores uma aparência real mais requintada, para tornar a cópia ainda mais exacta, introduzem nesta pastoral, a mais completa e mais cara de todos os tempos, verdadeiros figurantes: camponeses e camponeses auténticos, (...)" (e continua. Demasiado grande).

Sem comentários:

Enviar um comentário