sábado, 13 de julho de 2013

[Opinião] "Maria Antonieta: O Retrato de Uma Mulher Comum", de Stefan Zweig

Sinopse: A vida da mulher que, ao casar-se com Luís XVI, revolucionou a Corte Francesa. A Vida na corte de Luís XVI e de Maria Antonieta, descrita pelas intrigas e pelo esplendor que vieram a ter um tão súbito e inesperado fim, há muito que fascina leitores.
Maria Antonieta: O retrato de uma mulher comum é o relato do percurso atribulado da mais famosa vítima da guilhotina, desde os tempos em que com 14 anos de idade casou e tomou Versalhes com a sua tempestuosidade, passando pelas frustrações com o seu altivo marido, o seu caso amoroso com o Conde sueco von Fersen, e, finalmente, pelo caos da Revolução Francesa. Numa narrativa apaixonante, a biografia de Stefan Zweig dá cor às emoções humanas, tanto dos participantes como das vítimas da Revolução Francesa, proporcionando a leitura inesquecível da história de uma personagem arrebatadora.





Opinião: 
Nos últimos anos têm existido uma proliferação de biografias sobre Maria Antonieta. Mas, na minha opinião, nenhuma delas é tão exacta quanto a escrita por Stefan Zweig.
Quando peguei neste livro fiquei um pouco assustada com a forma como está escrito e os seus capítulos um pouco longos. Ao inicio foi um pouco complicado avançar no livro, porque a existência de diálogos é quase nula e a forma como está escrito requer uma atenção especial. Mas a partir da página 100 consegui apanhar o ritmo certo e adquirir uma velocidade de leitura normal. 
O livro retrata a vida de Maria Antonieta desde a chegada a corte de Paris (14 anos) até a sua morte por decapitação. Ao longo das páginas vamos assistindo a sua transformação de mulher mimada e fútil até uma mulher apaixonada pelos seus filhos e madura. Mas, para Maria Antonieta, esta transformação aconteceu tarde demais. É possível ver esta transformação a partir de excertos de cartas que o escritor inseriu no livro.
Gostei do livro e recomendo. Mas quero deixar um pequeno aviso: se estão a procura de um livro leve e de fácil leitura aconselho a não pegar neste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário