quarta-feira, 27 de novembro de 2013

[Opinião] "Os Adivinhos", de Libba Bray

Sinopse: As luzes da cidade escondem segredos sombrios
Evie O'Neill foi exilada da sua monótona e pacata cidade natal e enviada para as agitadas ruas de Nova Iorque - e fica radiante! Nova Iorque é a cidade dos bares clandestinos, das compras e dos cinemas! Pouco depois, Evie começa a andar com as glamorosas «Ziegfield Girls» e com atraentes carteiristas. O único problema é que Evie tem de viver com o seu tio Will, curador do Museu Americano de Folclore, Superstição e Ocultismo - também conhecido como «O Museu dos Arrepios», homem com uma pouco saudável obsessão pelo oculto.
Evie receia que ele descubra o seu segredo mais sombrio: um poder sobrenatural que até ao momento só lhe causou problemas. Porém, quando a polícia encontra uma rapariga morta que tem um estranho símbolo gravado na testa e Will é chamado ao local, Evie percebe que o seu dom pode ajudar a apanhar o assassino em série.
Quando Evie mergulha de cabeça numa dança com um assassino, outras histórias se desenrolam na cidade que nunca dorme. Um jovem chamado Memphis é apanhado entre dois mundos. Uma corista chamada Theta anda a fugir do seu passado. Um estudante chamado Jericho esconde um segredo chocante. E sem que ninguém saiba, algo sombrio e maligno despertou.



Opinião: 

Como já devem ter percebido eu adoro história. Quando me aparece uma oportunidade de ler um livro que mistura os anos 20 com magia eu não a posso deixar passar, certo? Pois, foi exactamente o que eu pensei! Tenho de ler este livro! E gostei muito. 
Evie é uma rapariga normal de 17 anos. Mas uma rapariga que tem um dom: ela é uma Adivinha. Com um pequeno aperto num objecto é capaz de saber os segredos mais obscuros de uma pessoa. Esse dom fez com que ela fosse "exilada" para Nova Iorque. Em Nova Iorque Evie reencontra a sua melhor amiga Mabel e, onde, quase perde a vida. 
A história deste livro é muito interessante. Somos confrontados com um mal antigo que volta para terminar o que começou à quase 50 anos. Mas será este o único mal que ameaça Nova Iorque? É isso que têm de descobrir e para isso é necessário ler o livro.
Além de ser um livro grande (adoro livros grandes!) li-o rapidamente. A história envolveu-me desde as primeiras páginas e não consegui descansar enquanto não o terminei. Libba Bray tem um dom para escrever histórias que nos devoram. Penso que ela podia ter retirado 50 ou 100 páginas do livro - em algumas partes era um pouco secante. 
Personagens bem construídas e misteriosas. É incrível como quase todas as personagens que aparecem no livro estão inter-ligadas e se ajudam mutuamente.
Tal como já escrevi mais acima, as personagens estão bem construídas e, algumas delas, são bem misteriosas. Tão misteriosas que acabamos a leitura e ficamos sem saber muito bem quem elas são. Vou só fazer referência a uma personagem: o Sam. Sam Lloyd é a primeira pessoa que Evie conhece quando chega a Nova Iorque. Ele também tem um dom. Consegue ficar invisível quando quer (o que ajuda no seu trabalho: ladrão). Mas ao longo da história ele vai-se tornando importante e eu desejei durante a leitura que a Evie se apaixona-se por ele. Fiquei triste no final.
Este é um livro que não tem um final feliz. Espero que haja continuação porque eu estou muito chateada com a Libba Bray. 
Recomendo. Não é um livro perfeito, mas está quase lá!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

[Opinião] "Contos de Algernon Blackwood", de Algernon Blackwood

Sinopse: Há escritores que ultrapassam todas as barreiras do tempo. Há obras que ditaram o caminho da escrita criativa de uma forma irreversível. Algernon Blackwood é um desses escritores.
Por vezes bizarro, perturbador, assustador e sublime, apresentamos nesta obra uma seleção dos melhores contos incomparáveis do mestre ilusionista Algernon Blackwood.
Evocando as forças misteriosas da Natureza, toda a escrita de Blackwood percorre a nebulosa fronteira entre a fantasia, o surpreendente, a admiração e o horror. Nesta antologia, Blackwood mostra a melhor faceta do seu trabalho, incluindo Os Salgueirosque Lovecraft apontou como sendo «o melhor weird tale em toda a literatura», O Wendigo, Luzes Antigas, A Outra Ala e O Homem à Escuta.




Opinião:
Tenho de admitir: não sou grande fã de terror.

Quando me decidi a ler este livro foi na ânsia de uma nova experiência. Mas, infelizmente, o terror não é para mim. Mesmo que seja terror psicológico.

Demorei um pouco a escrever esta opinião porque não sei o que hei-de escrever. Infelizmente só gostei de um conto (e só tinha 9 páginas!) e mesmo nesse dei por mim a bocejar diversas vezes. Penso que este seja um livro que tenha de ser lido numa certa altura e com um certo estado de espírito.

Claro que consigo entender o fascínio que as pessoas têm pelo Algernon Blackwood. Escreve muito bem, além de por vezes usar umas palavras características. Tenho pena de não ser fã deste tipo de livro. Mesmo muita pena.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

[Opinião] "Luz e Sombras", de Leigh Bardugo

Sinopse: Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo , e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.



Opinião:
Este livro foi uma verdadeira surpresa: desde a magnífica capa, passando pelas personagens bem construídas e até ao seu conteúdo.

Durante anos Anita Starkov foi uma rapariga normal: fraca, magra, sempre passou despercebida. Até ao dia em que vê o seu melhor amigo (e paixão secreta) a ser atacado por um volcra e uma estranha luz sai de dentro de si e afugenta os monstros todos. A partir daí a sua vida muda completamente: Anita é enviada para a corte para aprender com os Grisha (pessoas com poderes). Mas nem tudo é o que parece e por trás de toda àquela riqueza algo conspira para ter o poder. 

Como já disse no inicio as personagens estão bem construídas e são coerentes. Alina é uma rapariga que apesar de nunca ter tido sorte na sua vida sempre foi forte e corajosa. Para uma rapariga de 17/18 anos é uma personagem madura, um pouco sarcástica e valente. Quando é enviada para a corte faz de tudo para se integrar e para aumentar o seu poder. Quando as coisas dão para o torto não hesita em fazer o que é certo. 
Tenho de admitir que a personagem que mais gostei foi o Darkling. Moreno, olhos cinzentos, misterioso e muito sedutor. Tenho pena do seu papel no livro, mas continuo a gostar dele. Perigoso, é o adjectivo que lhe atribuo!

Li este li em dois dias. É uma leitura que não se consegue parar, completamente viciante. Estou ansiosamente à espera do segundo volume.

É maravilhoso. Maravilhoso!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

[Opinião] "Alma Rebelde", de Carla M. Soares

Sinopse: No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?






Opinião:
Tenho de admitir: fico sempre de pé atrás quando pego num livro de um escritor português. As minhas anteriores experiências não foram muito gratificantes e eu tenho sempre medo de não gostar da leitura...

Mas com "Alma Rebelde" fiz muito bem em avançar com a leitura! 

Este é o primeiro livro publicado por Carla M. Soares e tem como protagonista Joana. Uma rapariga rebelde para os padrões da época que se vê obrigada a casar com um homem nunca o ter visto na vida. Mas Santiago (adorei o nome!) não é um homem qualquer! É um jovem que viajou durante muitos anos e, por essa razão, tem a mente mais aberta e quer que Joana seja verdadeira com ele. Ao inicio Joana fica intrigada com ele. E tenta com todas as suas forças ser a Joana amigável e dócil. Mas o amor é mais forte que tudo e de dia para dia ela vai-se apaixonando. Até, em conjunto com Santiago, tomar a decisão mais rebelde da sua vida!

Este livro chamou-me à atenção pela sua sinopse. Adoro romances históricos e adoro ainda mais quando os protagonistas se apaixonam. Comecei a leitura deste livro muito empolgada e só queria ler mais e mais. Demorei mais tempo do que queria a termina-lo porque tive de dar prioridade a outros livros, mas logo que me foi possível terminei a sua leitura. E gostei muito.

Sinceramente não parece o primeiro livro. Está muito bem escrito. Lê-se facilmente e rapidamente. A protagonista é uma rapariga que tem imensos sentimentos e pensamentos dentro de si e a sua forma de os expor é escrevendo no seu diário e, também, escrevendo cartas para a sua prima. No principio foi complicado lidar com a personalidade de Joana: por vezes ficava irritada por ela só ter pensamentos negativos. Mas depois entendi que é normal. Só que nunca temos esta perspectiva nos livros históricos. Ponto a favor da Carla. Santiago, esse é um doce. Apaixonei-me completamente por ele. Alto, belo, determinado, forte, amoroso. Só qualidades! Teve a coragem suficiente para enfrentar o seu pai e ser feliz.

Recomendo este livro a todas as pessoas porque, acreditem, não se vão arrepender.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[Opinião] "A Promessa", de Lesley Pearce

Sinopse: No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou.
Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha.

É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez. Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino? 
A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.




Opinião:

Foi amor à primeira vista. Desde o primeiro olhar que me apaixonei pela escrita e pelas histórias de Lesley Pearse. Acreditem. Sempre que sai um novo livro dela eu corro para o comprar. Mesmo que esteja na penúria. Posso dizer com muito orgulho que li TODOS os livros publicados pela senhora cá em Portugal. E voltaria a lê-los. Por essa razão tenho de agradecer ao Segredo dos Livros e a editora ASA por me darem a oportunidade de ler este livro. MUITO OBRIGADA.

Agora passemos ao livro em si.

Que hei-de dizer? É maravilhoso. Maravilhosamente escrito, como já nos habitou Lesley Pearse (e uma boa tradução). Personagens bem construídas e humanas. Lugares inesquecíveis. Descrições que por vezes me maravilharam e que por vezes me horrorizaram. Peço desculpa por usar tantas vezes a palavra "maravilhoso" mas é a descrição perfeita para este livro. Maravilhoso.

Quando iniciei a leitura do livro adivinhei logo o final que a autora tinha destinado para ele. E fiquei triste. Sempre adorei o Jimmy e a sua enorme força de vontade. Nunca parou de procurar a sua Belle durante os anos em que ela esteve desaparecida. E no final de tudo teve a sua recompensa. Mas consigo perceber os sentimentos de Belle quando Étoine regressa à sua vida. O Jimmy foi o seu primeiro amor, mas o Étoine é o amor da sua vida.

As descrições dos campos de guerra e da guerra em si chocou-me. Não as descrições em si, claro. Mas sim a sensação de impotência que me passaram. Como é possível aquilo ter acontecido? Tanta gente inocente ter morrido por um capricho de um alemão? Infelizmente 21 anos depois o capricho de um alemão iria atirar de novo a Europa para um guerra.

Quanto às personagens só vou dar atenção a uma: a Miranda. Uma menina de boas famílias e que tinha tudo para ser uma mimada e presunçosa do pior revelou-se uma jóia de pessoa que pensou sempre nos outros primeiro e só depois em si. O seu final entristeceu-me tanto que só tive vontade de chorar. Mas em todas as guerras existem baixas e é neste ponto que a Lesley Pearce ganha ainda mais pontos. 

Acreditem em mim quando vos digo: leiam o livro. Não se vão arrepender.

Recomendado!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

[A Deusa Lê] "Alma Rebelde", de Carla M. Soares

Sinopse: No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?





Sobre a autora: Carla M. Soares nasceu em 1971. Formou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa, e tornou-se professora. Tem um mestrado em Estudos Americanos, em Literatura Gótica e Film Studies. É doutoranda no Instituto de História da Arte, na faculdade onde se formou. É, antes de mais, filha, mãe, mulher, amiga. Leitora e escritora compulsiva. Sempre.

[Opinião] "E Se Fosse Um Anjo" - Keith Donohue

Sinopse: Um romance mágico sobre a família e o poder do amor.
Há dez anos que Margaret não tem contacto com a sua filha Erica. Esta fugiu com um jovem anarquista e vive à margem da lei no Novo México, onde terá tido uma filha.
Por isso, quando numa noite fria de Janeiro encontra uma criança abandonada à porta de sua casa, Margaret acredita tratar-se da sua neta. A pequena Norah destaca-se pela sua inteligência, bondade e cedo demonstra ter habilidades extraordinárias que encantam a comunidade. Afirma ser um anjo e consegue fazer duvidar os que a rodeiam.

Mas quando uma carta de Erica chega às mãos de Margaret, toda a realidade que esta criara para explicar o sucedido ameaça desmoronar-se. Pois se Erica nunca teve uma filha… quem será realmente Norah?




Opinião:
Já devia ter escrito esta opinião há mais tempo, mas preferi tirar um tempinho para pensar no que haveria de escrever. Gostei do livro, mas achei que existiram certas coisas que ficaram por explicar. Quem era Norah? Quem era o velho de chapéu? Que aconteceu com o bebê de Erica? 

Foi a minha estreia com Keith Donohue e gostei. Ele já tem outro título editado em Portugal e eu quero lê-lo. Keith Donohue pega em temas um pouco controversos, escreve sobre eles e, tirando o exemplo de "E Se Fosse Um Anjo", muito bem até.

Margaret é uma mulher solitária que, depois da sua filha Erica ter fugido de casa com o namorado, vê a sua vida desmoronar-se. Três anos depois o seu marido morre e ela fica completamente sozinha e amargurada. Quando, numa noite fria, uma menina lhe aparece à porta ela decide "adoptá-la" e cuidar dela. Essa menina diz ser filha de Erica. Mas será que é? Norah causa espanto em todas as pessoas que a conhecem. Ela diz que é um anjo. Um anjo enviado para trazer Erica de volta para casa.

Quando li a sinopse do livro fiquei com imensa vontade de o ler. Sempre quis acreditar que existem anjos e este livro torna o meu sonho realidade. O livro está dividido em duas partes: 1985 - tempo presente, em que conhecemos Margaret e Norah; 1975 - quando Erica foge de casa. Na minha opinião esta divisão está bem feita, porque conseguimos entender os motivos que levaram Erica a fugir de casa, e conhecemos os sentimentos de Margaret nesses dez anos.

O livro é pequeno e a escrita é acessível, mas a sua leitura é difícil. O autor mexe com temas que a maioria das pessoas não acredita.
Como disse no inicio, ficaram coisas por explicar. Penso que o final também foi um pouco abrupto. Mas fiquei feliz pelo final da Erica.

Vou continuar a seguir as publicações de novos livros de Keith Donohue e recomendo às pessoas que também o façam.

sábado, 2 de novembro de 2013

[A Deusa Lê] "A Promessa", de Lesley Pearse

Sinopse: No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou.
Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha.

É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez. Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino? 
A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.



Sobre a autora: Lesley Pearse é autora de uma vasta obra publicada em todo o mundo e uma das escritoras preferidas do público português. Os seus livros venderam mais de sete milhões de exemplares até à data. A própria vida da escritora é uma grande fonte de inspiração para os seus romances. Quer esteja a escrever sobre a dor do primeiro amor, crianças indesejadas e maltratadas, adoção, pobreza ou ambição, ela viveu tudo isto em primeira mão. Lesley é uma lutadora, e a estabilidade e sucesso que atingiu na sua vida deve-os à escrita.
Com o apoio da editora Penguin, criou o Women of Courage Award para distinguir mulheres comuns dotadas de uma coragem extraordinária. Na ASA estão já publicados com grande sucesso os seus romances Nunca Me Esqueças, Procuro-te, Segue o Coração, A Melodia do Amor, Nunca Digas Adeus e A Promessa.