quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

[Opinião] "O Jardim Encantado", de Sarah Addison Allen

Sinopse: Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam...
As mulheres da família Waverley são herdeiras de um legado mágico — o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.

Proprietária de uma empresa de catering, Claire Waverley prepara pratos com as suas plantas místicas — desde as chagas que ajudam a guardar segredos até às bocas-de-lobo destinadas a desencorajar intenções amorosas. Entretanto, a sua idosa prima Evanelle é conhecida por distribuir presentes inesperados cuja utilidade se torna mais tarde misteriosamente clara. São elas os últimos membros da família Waverley — com excepção da rebelde irmã de Claire, Sydney, que fugiu da cidade há muitos anos.
Quando Sydney regressa subitamente a Bascom com uma filha pequena, a tranquila vida de Claire sofre uma reviravolta, bem como a fronteira protectora que erigiu tão cuidadosamente em redor do seu coração. Juntas uma vez mais na casa onde cresceram, Sydney reflecte sobre tudo o que deixou para trás ao mesmo tempo que Claire se esforça por sarar as feridas do passado. E em pouco tempo as irmãs apercebem-se de que têm de lidar com o seu legado comum para viverem as alegrias do futuro que se anuncia.

Encantador e pungente, este fascinante romance irá, seguramente, enfeitiçar o leitor.



Opinião:
Este é o primeiro livro que leio de Sarah Addison Allen e adorei! Lindo, lindo, lindo! Em todos os aspectos.


Claire Waverley é um dos últimos membros da família Waverley. A família Waverley é conhecida na região pelo seu jardim encantado e pelas suas plantas mágicas. Claire dedicou a sua vida a esse jardim e não quer que nada incomode essa rotina. Mas, num dia como qualquer outro, Sidney volta para casa. Sidney a irmã que a abandonou. Sidney a irmã rebelde que nunca quis fazer parte daquele legado. Mas ela não volta sozinha! Com ela traz a filha de apenas cinco anos. E neste momento o mundo de Claire vira-se de pernas para o ar e a sua amada rotina é completamente perturbada.



Este é um livro que aborda a violência doméstica. Como sabem (ou não) este é um assunto que me chateia muito. É um assunto muito sensível e ao qual (quase) toda a gente fecha os olhos. É o velho ditado: Entre marido e mulher, não se mete a colher. Mas não é bem assim. Penso que todas as pessoas têm que ter consciência do que se passa à sua volta e fazer algo para travar isso. 



Gostei muito das personagens. Todas sem excepção. Penso que todas têm o seu papel na história e que o desempenharam de forma maravilhosa. Claro que a personagem de que mais gostei foi a Sidney. Rebelde, divertida, mas com os seus demónios. Saiu de uma relação destruidora para um amor de criança. E eu adorei!



A única coisa de que eu não gostei (e é essa a razão para eu dar 4*) foi a cena principal (quando o mau da fita descobre a Sidney e blá blá). Durante toda a leitura estive a preparar-me para este momento e quando ele chegou fiquei tipo: o quê?!?!? Só isto?!? Meu deus, foi uma desilusão.



Com toda a certeza que vou seguir esta escritora.

6 comentários:

  1. Não podia concordar mais contigo! Acho que estamos de acordo em todos os pontos: também foi a minha estreia, também adorei o livro (super fofo) e também fiquei WTF com a cena do vilão -.- Foi só para aviar o homem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava à espera de uma cena toda elaborada, com gritos, violência, actos heróicos e pronto. Foi aquilo.

      Eliminar
    2. Como o homem era explosivo, pensei que seria mais intenso. Nem que a Sidney se revoltasse contra ele ou assim... mas como a autora escreveu foi demasiado fácil :/

      Eliminar
    3. Exatamente. Uma mulher que é vitima de violência doméstica e psicológica como ela foi nunca se viraria dessa forma para o agressor. Nem estando rodeada de "amigos". É um ponto fraco neste livro. Podia ter incluído mais 10 ou 20 páginas e ter desenvolvido mais esta parte.

      Mas pronto xD

      Eliminar
    4. Ela podia rebelar-se contra o marido, sim. Pode acontecer. Agora ele comer a maçã e fugir com o rabo entre as pernas.... nhééé

      Eliminar
  2. Podia rebelar-se, sim. Mas não daquela forma. Não sei xD
    Supostamente a maçã diz qual vai ser o nosso destino ou coisa parecida... Ele provavelmente não gostou daquilo que viu xD

    ResponderEliminar