segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

[Opinião] "Pedaços de Ternura", de Dorothy Koomson

Sinopse: Quando Kendra Tamale volta para Inglaterra vinda da Austrália, aluga um quarto a Kyle, um homem divorciado e pai de dois filhos, e começa a sua vida num novo emprego.
Ela está ansiosa por um novo recomeço e por uma vida simples. Os filhos gémeos de 5 anos de Kyle, Summer e Jaxon, têm outros planos e rapidamente adoptam Kendra como a sua nova mãe, principalmente porque ela deixa-os comer marshmallows (doces) ao pequeno-almoço.
Kendra começa a fazer parte das suas vidas, embora esconda um doloroso segredo que a faz manter à distância todas as pessoas, principalmente crianças. 
Então Kendra choca com o homem que partilha a seu terrível segredo e tudo se desmorona: ela não consegue dormir, ela não consegue comer, ela é suspensa do seu emprego e as crianças são levadas pela sua mãe. A única forma de corrigir as coisas é confessar o erro terrível que ela fez todos aqueles anos atrás. Mas isso é uma coisa que ela jurou nunca fazer...




Opinião:
Mais uma vez Dorothy Koomson surpreende os leitores com um livro que pode sensibilizar muita gente.

Quando comecei a ler o livro pensei que estava a ler sobre um caso de violência doméstica e isso fez-me ficar de pé atrás. É um tema muito sensível e que me deixa fora de mim quando leio sobre ele...
Mas não era disso que se tratava. Não posso dizer que a violência doméstica seja pior ou "melhor" do que a violação mas, na minha opinião, a violência doméstica está num patamar acima no que diz respeito à violação.

Kendra é uma mulher que, de um dia para o outro, decide deixar a Austrália e voltar ao seu país natal, a Inglaterra. Desde o momento em que seja que se envolve sentimentalmente com duas crianças que ultrapassam uma situação difícil: o divórcio dos pais. Ao longo da leitura vamos entrando mais a fundo nesta família devastada e nos seus problemas. 

Na minha opinião este é o livro mais fraco de Dorothy Koomson. Achei a Kendra muito chata e um pouco insegura (sim, sim ela passou por muita coisa mas mesmo assim...). Este livro tinha tudo para ser 5*, mas esta personagem estragou tudo. Gostei muito do Kyle e da Gabrielle. O primeiro porque, mesmo depois de tudo o que passou, continuou a amar a mulher (ele diz que não, mas eu sei que sim!) e, mesmo depois de separados, a acompanhou no seu retorno à vida normal. Gostei da Gabrielle porque conseguiu ultrapassar o seu passado e tornar-se uma pessoa aberta e afável que não tinha medo de falar do que lhe tinha acontecido (ao contrário da Kendra).

1 comentário:

  1. Olá! Foi o segundo que li da DK e também o achei fraquinho, É dos poucos que não comprei para mim, nem sei se quero comprar :X

    ResponderEliminar