quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

[Opinião] "Sebastian", de Anne Bishop | Desafio Diversidade Literária - Janeiro

Sinopse: Bem-vindos a Efémera, onde a terra se altera em resposta aos mais profundos desejos e medos dos seus habitantes. Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar. Numa dessas paisagens habitada por demónios e onde a noite impera, o meio-íncubo Sebastian delicia-se em prazeres obscuros. Contudo, aguarda-o um destino devastador. Uma aprendiza descuidada libertou um mal antigo que agora se agita - e o reino de Sebastian poderá ser o primeiro a sucumbir... Mas em sonhos, ela chama por ele: uma mulher que não deseja mais do que ser amada e sentir-se protegida - uma mulher pela qual ele anseia mas que sabe poder vir a destruí-la. Ela é Lynnea, e o seu improvável romance está no centro da batalha que se trava entre a luz e as trevas.







Opinião:
Há muito tempo que eu queria ler esta saga de Anne Bishop. Conheci o Mundo Efémera quando li o conto "A Voz". Gostei desse pequeno conto, mas não me tinha apercebido do quanto ia adorar o primeiro livro desta saga.
Sabem o que é ficar obcecada por alguma coisa e não conseguirem fazer mais nada, nem pensar em mais nada? Pois. Eu senti-me assim relativamente a este livro.

Completamente viciante.

Anne Bishop cria um mundo completamente diferente de tudo aquilo o que já li. No início foi complicado perceber este mundo. Um mundo completamente desfragmentado em que, ao atravessar uma simples ponte, poderia ir parar a um pedaço do mundo completamente diferente. Isto mostra uma capacidade de criação que ultrapassa tudo o que já vi até agora. Há medida que as páginas iam passando foi entendendo melhor e melhor este mundo até não o conseguir largar. A escrita de Anne Bishop é de um vício inacreditável e as suas personagens são maravilhosas e únicas.

A única coisa de que não gostei no livro foi Lynnea. Não consigo explicar bem porquê, mas não fui muito à bola com ela. Pareceu-me demasiado frágil para ser protagonista e companheira de Sebastian (ahhh, Sebastian).

Depois de terminar esta leitura fiquei a salivar pela continuação "Belladona" que está ali na estante a olhar para mim. Mas tenho outros compromissos e não posso ceder a este desejo. Pelo menos para já!

Anne Bishop é uma escritora a seguir e, com toda a certeza, que vou tentar adquirir os outros volumes que estão publicados cá em Portugal.

1 comentário:

  1. outro livro da autora e filha do sangue
    qual será melhor Daemon ou Sebastian?

    ResponderEliminar