terça-feira, 15 de julho de 2014

[Opinião] "O Império Final", de Brandon Sanderson

Sinopse: Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria.
Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais – a Alomancia – que o transforma num “nascido nas brumas”, alguém capaz de invocar o poder de todos os metais.
Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…


Opinião:
Um grande livro de fantasia! Em todos os sentidos!

O livro "O Império Final" traz um novo tipo de magia até nós: a alomância. Ao inicio é difícil de perceber as funções de certos metais e isso pode atrasar um pouco a leitura mas, a partir do momento em que consegues entender as particularidades dela, devoras o livro como se não houvesse amanhã.

São 619 páginas de puro prazer em que conhecemos personagens maravilhosas, vilões e um novo mundo completamente arrasado pela maldade daquele que se diz "O Salvador".

O "Imperio Final" está dividido em duas partes: 
- Os skaa - trabalhadores (na minha opinião, escravos) que têm de se vergar às ordens dos nobres. Pessoas desmoralizadas e sem esperança que morrem aos milhares por causa das faltas de condições, de comida e também da ira dos seus "donos". 
- Os nobres - são as pessoas que mandam e, os únicos, que (supostamente) têm o poder da alomância. São ricos e estão protegidos pelo Senhor Soberano. Mas com essa protecção vem uma ameaça constante. O Senhor Soberano tem o poder de deixar viver ou matar até os seus preferidos. 

Neste Império Final existe um regra que tem de se cumprir: sempre que um nobre tiver relações sexuais com uma skaa tem de a matar no fim do acto. Há 16 anos um nobre não cumpriu esta regra e nasceu uma menina que viria a mudar o rumo da História e destronar o Senhor Soberano. Esta menina chamasse Vin e é uma Nascida nas Brumas. Um Nascido nas Brumas é uma pessoa que consegue controlar todos os metais.

Vin é uma criança assustadiça que é controlada por um líder por causa dos seus poderes. É constantemente agredida e espezinhada. Quando Kelsier entra na sua vida podemos ver o seu verdadeiro eu a vir ao de cima e a tornar-se uma grande heroína.

Este foi um livro que me marcou. Por tudo o que ensina - sobre a amizade, a confiança, o amor e a perda -, por mostra que até a mais mísera das pessoas pode mudar o mundo.

Não me vou alongar mais para não tirar o prazer da leitura, mas aconselho este livro a todos os fãs de fantasia. Não se vão arrepender.

Sem comentários:

Enviar um comentário