sexta-feira, 8 de agosto de 2014

[Opinião] "O Despertar do Mundo", de Rhidian Brook

Sinopse: Em 1945, enquanto o mundo celebra a vitória sobre o exército nazi, a Alemanha derrotada é dividida. De um lado, a União Soviética. Do outro, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França. A Guerra Fria está prestes a começar. Em Hamburgo, grupos de crianças esfomeadas vasculham os destroços em busca de alimentos, famílias desalojadas lutam por abrigos imundos. É nesta cidade arruinada que o coronel Lewis Morgan é encarregado de repor a paz. O governo inglês requisita uma casa para o acolher a ele e à família. Aos proprietários da mansão resta a indigência. É então que o coronel propõe uma solução inédita: a partilha do espaço. Mas ao contrário do que coronel espera, este pacto vai ser explosivo. A sua mulher, Rachel, vive fechada em si própria. O filho de ambos, Edmund, debate-se com uma solidão extrema. A alemã Freda é a adolescente rebelde, filha de Herr Lubert, um homem de elite inconformado com a submissão que lhe é imposta. Entre segredos e traições, a vida na casa é uma bomba-relógio que uma paixão proibida ameaça ativar.. Baseado no extraordinário ato de bondade do avô do autor, O Despertar do Mundo pinta um retrato único da guerra vista do lado dos perdedores.


Opinião:
Existem livros que nos encantam pelas mais variadas razões. Este livro encantou-me por mostrar o "outro" lado. O lado que não vem nos livros da escola. O lado dos alemães que não queriam a guerra. O lado dos alemães que não gostavam do regime em que viviam. O lado dos alemães que só queriam viver em paz no seu próprio país. Mas, infelizmente, esse país a que eles chamavam "nosso" pertenceu durante muitos anos aos americanos, aos ingleses, aos franceses e aos russos. E os alemães viveram, novamente, uma repressão a quem ninguém deu importância. Mas no meio do caos que se vivem também existem bondade. Uma bondade que transparece neste livro e que me fez sorrir. É um livro de amores e desamores, de traição, mas também de amizade. De escolhas e erros.

É um livro que se devora em horas, com uma escrita encantadora e com personagens imperfeitas, mas perfeitas à sua maneira.

Aconselho.

Sem comentários:

Enviar um comentário