terça-feira, 16 de setembro de 2014

[Opinião] "Do Holocausto à Salvação", de Bernard Wasserstein

Sinopse: A história da mulher que, a partir de Lisboa, ajudou milhares de judeus a fugir à morte certa.
Em maio de 1941, Gertrude van Tijn chegou a Lisboa vinda de uma Amesterdão ocupada pelos nazis. Vinha com a missão de negociar o refúgio de milhares de judeus, alemães e holandeses, com a permissão das autoridades nazis. Mas seria esta mulher de meia-idade, carregando tamanha responsabilidade, capaz de desempenhar eficazmente a sua missão, estando conotada com os ocupantes? Teria sido ela um mero peão manobrado pelos nazis, ou a sagaz heroína que pactuou com o inimigo para melhor poder defender o seu povo?
Bernard Wasserstein, um dos maiores especialistas mundiais em História do Século XX, relata a odisseia desta judia alemã com nacionalidade holandesa que contribuiu, apesar da ambiguidade das suas virtudes, para o salvamento de milhares de pessoas. Através dela, o autor conduz o leitor até aos sombrios tempos de guerra na Europa, expondo os dolorosos dilemas com que os judeus se confrontaram sob a ocupação nazi. O resultado é um fascinante documento, em que Portugal e a cidade de Lisboa desempenham um papel decisivo.


Opinião:
Se estão à procura de um romance passado na 2ª Guerra Mundial podem largar este livro e procurar outro. Isto não é um romance, mas sim a biografia de uma das mulheres que mais ajudam os refugiados judeus. 

Tenho de admitir: nunca li uma biografia. E acreditem que custou. Muito. Mas o esforço foi recompensando. Este é um grande livro. Um livro que choca, mas que também comove por mostrar a força que é preciso ter para enfrentar uma ocupação nazi e mesmo assim ainda ajudar os judeus a fugir.

É um livro que irá ficar para a memória.

Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário