terça-feira, 30 de setembro de 2014

[Opinião] "Vida Roubada", de Adam Johnson

Sinopse:

Vencedor do prémio Pulitzer 2013: Uma saga de amor, esperança e redenção no país mais fechado do mundo. 

Vida Roubada segue a vida de Pak Jun Do, um jovem no país com a ditadura mais sombria do mundo: a Coreia do Norte. 

Jun Do é o filho atormentado de uma cantora misteriosa e de um pai dominante que gere um orfanato. É nesse orfanato que tem as suas primeiras experiências de poder, escolhendo os órfãos que comem primeiro e os que são enviados para trabalhos forçados. Reconhecido pela sua lealdade, Jun Do inicia a ascensão na hierarquia do Estado e envereda por uma estrada da qual não terá retorno. Considerando-se “um cidadão humilde da maior nação do mundo”, Jun Do torna-se raptor profissional e terá de resistir à violência arbitrária dos seus líderes para poder sobreviver. Mas é então que, levado ao limite, ousa assumir o papel do maior rival do Querido Líder Kim Jon Il, numa tentativa de salvar a mulher que ama, a lendária atriz Sun Moon. 

Em parte thriller, em parte história de amor, Vida Roubada é um retrato cruel de uma Coreia do Norte dominada pela fome, corrupção e violência. Mas onde, estranhamente, também encontramos beleza e amor.


Opinião:
Este é um livro "inventado". É um livro que tenta mostrar como é a vida na Coreia do Norte. Como é a vida num país que ninguém conhece. Em que ninguém entra. Em que ninguém deve entrar.

Foi um livro complicado de ler. A forma como está escrita tornou esta tarefa árdua, mas que no fim trouxe uma sensação de deslumbramento sem igual.

Jun Do é um personagem com carácter que se apaixona perdidamente por uma actriz que nunca conheceu e que irá mudar a sua vida para sempre.

É um livro que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário