quinta-feira, 16 de outubro de 2014

[Opinião] "O olhar de Sophie", de Jojo Moyes

Sinopse: Somme, 1916. Sophie vive numa vila ocupada pelo Exército alemão, tentando sobreviver às privações e brutalidade impostas pelo invasor, enquanto aguarda notícias do marido, Édouard Lefèvre, um pintor impressionista, que se encontra a lutar na Frente. Quando o comandante alemão vê o retrato de Sophie pintado por Édouard, nasce uma perigosa obsessão que leva Sophie a arriscar tudo – a família, a reputação e a vida. Quase um século depois, o retrato de Sophie encontra-se pendurado numa parede da casa de Liv Halston, em Londres. Entretanto, Liv conhece o homem que a faz recuperar a vontade de viver, após anos de profundo luto pela morte prematura do marido. Mas não tardará que Liv sofra uma nova desilusão - o quadro que possui é agora reclamado pelos herdeiros e Paul, o homem por quem se apaixonou, está encarregado de investigar o seu paradeiro… Até onde estará disposta Liv a ir para salvar este quadro? Será o retrato de Sophie assim tão importante que justifique perder tudo de novo?



Opinião:
Para uma estreia penso que escolhi lindamente o livro que iria ler. "O Olhar de Sophie" é mais de que um livro sobre um quadro. É um livro sobre o amor e o ódio, sobre a justiça e a injustiça. É um livro que transcende décadas e que encanta pela sua história cheia de força e crueldade.

Sophie é uma francesa que vê a sua vida virada do avesso quando a sua vila é ocupada pelos alemães durante a 1ª Guerra Mundial. As coisas ainda pioram mais quando o comandante dos alemães é atraído pelo quadro que a retrata. Esse quadro foi pintado por Édouard Lefèvre, o seu marido que está na guerra a lutar contra aquelas que naquele preciso momento estão a dormir na sua vila. Setenta anos depois o quadro de Sophie adorna o quarto de Liv. Uma viúva com problemas de dinheiro e com falta de trabalho.

A vida destas duas mulheres une-se por causa deste quadro e, durante mais de 400 páginas, conhecemos a vida de Sophie e de Liv. Conhecemos as suas dificuldades e compreendemos o porquê de terem feito certas coisas. Principalmente a Sophie.

Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário