terça-feira, 28 de outubro de 2014

[Opinião] "O Palácio de Inverno", de Eva Stachniak

Sinopse: Quando Vavara, uma jovem órfã polaca, chega à ofuscante e perigosa corte da imperatriz Isabel em Sampetersburgo, é iniciada em tarefas que vão desde o espreitar pela fechadura até à arte de seduzir, aprendendo, acima de tudo, a ser silenciosa - e a escutar.
Chega, então, da Prússia Sofia, uma frágil princesa herdeira, a potencial noiva do herdeiro da imperatriz. Incumbida de a vigiar, Vavara em breve se torna sua amiga e confidente e ajuda-a a mover-se por entre as ligações ilícitas e as volúveis e traiçoeiras alianças que dominam a corte.
Mas o destino de Sofia é tornar-se a ilustre Catarina, a Grande. Serão as suas ambições mais elevadas e de longo alcance? Será que nada a deterá para conquistar o poder absoluto?






Opinião:
Barbara, ou Vavara é uma jovem orfã que, depois do seu pai morrer vai viver para a corte Russa. Este é o principio de uma vida que ela não escolheu. Vavara tem um dom para ouvir tudo e não ser notada. Esta é uma característica que a fará entrar numa vida de espionagem e mentiras. Ela será a espia da Imperatriz Catarina. Quando a princesa alemã Sophie chega à corte para se casar com o Imperador Paulo, Vavara torna-se a sua melhor amiga e uma das pessoas que a irá ajudar a destronar o marido do trono.

São mais de 500 páginas de intrigas e mentiras que nos farão sobressaltar e temer pela vida de Vavara. Ao longo de mais de dez anos veremos a amizade de Vavara e da futura Catarina, a Grande a florescer e mais tarde a esmorecer. Conhecemos Catarina quando ainda era uma jovem ingénua, uma jovem que acreditava no amor e na amizade. Vemos Catarina a tornar-se amarga e vingativa. 

Eva Stachniak foi uma revelação. Este é um livro que se devora em pouco tempo. A escrita da autora é viciante e sem floreamentos. 

Para quando o segundo livro?

Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário