segunda-feira, 25 de agosto de 2014

[Opinião] "Robopocalipse", de Daniel H. Wilson

Sinopse: Robopocalipse é uma história épica, aterradora e impressionante que versa o confronto bélico entre humanos e robôs.
Num futuro não muito distante, a espantosa tecnologia que gere o nosso mundo ganha vida e vira-se contra nós. Controlada por uma inteligência artificial de nome Archos, a rede global de máquinas e robôs da qual dependemos transforma-se subitamente num inimigo implacável e mortal. Um verdadeiro apocalipse robótico instaura-se em todo o mundo e apenas os sobreviventes deste conflito, dispersos em vários pontos do globo, conseguirão reunir forças para resistir e combater máquinas.
Robopocalipse é um relato oral deste conflito épico, cheio de ação e laboriosamente pormenorizado, contado por aqueles que viveram na pele este longo e sangrento conforto contra um inimigo desconhecido e temerário. Um êxito de vendas no New York Times, que está a ser adaptado ao cinema por Steven Spielberg. Rocopocalipse irá decerto mudar a forma de pensar sobre a tecnologia que nos rodeia.


Opinião:
E se as nossas próprias criações se virassem contra nós?
Provavelmente era o fim do Mundo.

Este livro retrata uma realidade que pode não estar muito longe de acontecer. A ambição humano e o desejo de ser "superior" às outras raças será o nosso fim. Ou pelos menos é o nosso fim neste livro.

Este foi um livro que me custou a ler. Tem um bom tema e boas personagens, mas é um pouco confuso e lento.

[Opinião] "A Hipótese do Mal", de Donato Carrisi

Sinopse: Procuro-os por todo o lado. Procuro-os sempre.

Todos nós já sentimos, em algum momento, o desejo de desaparecer. De deixar tudo para trás. Para alguns, isso transforma-se numa obsessão que os consome e engole, até que acabam por desaparecer na escuridão. Todos se esquecem deles. Todos, menos Mila Vasquez, investigadora do Gabinete das Pessoas Desaparecidas.

Sem que ninguém o conseguisse prever, indivíduos que se esfumaram no vazio há vários anos regressam com intenções obscuras. Uma série de crimes, sem relação aparente entre si, traz consigo uma descoberta surpreendente: os seus autores são pessoas que se pensava desaparecidas para sempre. Onde estiveram durante tanto tempo? E porque regressaram? Qual o plano maléfico a que obedecem?

Mila percebe que para travar este exército das trevas não lhe bastam os indícios. Tem de dar à escuridão uma forma, um sentido, precisa de formular uma hipótese sólida, convincente, racional…

Opinião:
A "Hipótese do Mal" é o terceiro livro publicado em Portugal de Donato Carrisi. Os livros deste autor têm um título apelativo e as suas sinopses também o são... E este não é excepção.

Neste livro voltamos a ter Mila Vasquez como protagonista e o caso que ela vai ter de resolver é um dos mais tenebrosos e sombrios que já viu. Quando, pessoas há muito desaparecidas, começam a aparecer e a cometer crimes horrendos, a vida de Mila começa a entrar numa espiral. 

Adorei este livro. Personagens fortes e com vários problemas (parece-me que é uma constante neste género de livros) que nos agarram do principio ao fim. O final deste livro foi surpreendente. A sério! Depois de terminar o livro fiquei, no mínimo, dez minutos de boca aberta. Como é possível?

Donato Carrisi é um autor que sabe escrever policiais e trillers como ninguém. E, a partir de hoje, é um escritor a seguir.

Recomendo.

[Opinião] "Duas Irmãs, Um Duque", de Eloisa James

Sinopse: Ele procura a noiva perfeita…

Ele é um duque em busca da noiva perfeita.
Ela é uma senhora… mas está longe de ser perfeita.
Tarquin, o poderoso duque de Sconce, sabe perfeitamente que a decorosa e elegantemente esguia Georgiana Lytton dará uma duquesa adequada. Então, porque não consegue parar de pensar na sua irmã gémea, a curvilínea, obstinada e nada convencional Olivia? Não só Olivia está prometida em casamento a outro homem, como o flirt impróprio, embora inebriante, entre ambos torna a inadequação dela ainda mais clara.
Decidido a encontrar a noiva perfeita, ele afasta metodicamente Olivia dos seus pensamentos, permitindo que a lógica e o dever triunfem sobre a paixão... Até que, na sua hora mais sombria, Quin começa a questionar-se se a perfeição tem alguma coisa a ver com amor.
Para ganhar a mão de Olivia ele teria de desistir de todas as suas crenças e entregar o coração, corpo e alma... 
A menos que já seja demasiado tarde.

A curvilínea e ousada Olivia e a esguia e discreta Georgiana são gémeas, criadas pelos pais para serem noivas de duques. Tudo parece assegurado até que o futuro marido de Olivia, o tolo Rupert Blakemore, marquês de Montsurrey, faz dezoito anos e declara que «não irá casar até ter alcançado glória militar». Enquanto ele parte para a guerra contra Napoleão, Olivia vai com Georgiana conhecer Tarquin Brook-Chatfield, o viúvo duque de Sconce e possível pretendente de Georgiana. Mas Tarquin encanta-se imediatamente com Olivia, que tem de decidir se irá ou não arriscar desiludir Georgiana e Rupert retribuindo o afeto de Quin. Uma versão inteligente do clássico A Princesa e a Ervilha.


Opinião:
Em primeiro lugar: que capa linda! Apelativa, colorida e simples.
Em segunda lugar: que título é este? "Duas irmãs, um Duque"? Quando li este título pensei que o livro fosse contado pela perspectiva das duas irmãs, mas afinal não. E também me parece que a Georgiana não se importou muito com o que aconteceu...

Esta é a primeira vez que leio Eloisa James e só posso dizer que adorei. É um romance de época em que, como não podia deixar de ser, o sexo abunda mas tem uma base por trás. Tem uma história. Não se resume simples "àquilo" como tantos outros romances intitulados de "época" (na realidade até me estou a lembrar de um ou dois).

Temos uma personagem que foge ao convencional para a época. Um pouco mais "larga" do que o habitual, mas com um sentido de humor e uma rebeldia que fazem com que nos esqueçamos disso. Temos outra personagem que é o espelho da sociedade da época (magra, culta, obediente) mas que se sente frustrada por não puder seguir o seu sonho. E temos ainda outra personagem que, quando dá o ar da sua graça, apaga tudo em seu redor. O Duque. Mas que Duque! Irresístivel, altivo, inteligente e, ainda para mais!, não se importa com umas gordurinhas ali outras acolá. Esta é a sua maior qualidade. Mas quando estes três personagens se juntam só pode dar trapalhada.

O livro foi pautado por gargalhadas mas também por lágrimas e tragédias. Eloisa James com a sua escrita simples e os seus remakes dos contos de fadas que tão bem conhecemos traz até nós histórias que comovem e entristecem pela sua desgraça.

Adorei este livro e tentar adquirir os outros livros da escritora. Que me parecem ter todos umas capas lindas, lindas!

Recomendo.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[Divulgação] "Um Amor Proibido" | Florent Gonçalves | Marcador

Título: Um Amor Proibido
Autor: Florent Gonçalves
Editora: Marcador
Género: Romance / Literatura 
Nº de Páginas: 168
PVP: 13,30 € 








BESTSELLER INTERNACIONAL



A história de Florent Gonçalves, o director de cadeia luso-francês que se apaixonou por uma prisioneira

O caso que abalou França e Portugal, agora contado na primeira pessoa. Um livro tocante sobre um amor proibido, ilícito. O seu protagonista Florent Gonçalves, luso-francês, director da prisão feminina de Versalhes, que se apaixona perdidamente por uma reclusa. 
Acusado pela justiça, perseguido pela imprensa, abre o seu coração nas páginas deste livro e conta toda a verdade sobre os acontecimentos. 
Em Fevereiro de 2012, Florent Gonçalves, luso-francês, 42 anos, era detido com grande aparato pelas forças policiais francesas. É acusado de ter mantido um caso no interior da instituição com uma das detidas. 
A história chega imediatamente à imprensa internacional e é tema de abertura de noticiários em várias televisões e provoca todo um frenesim mediático nas rádios e jornais.
No meio da tempestade provocada pelos jornalistas, as insinuações multiplicam-se e as acusações sobem de tom. As notícias são recheadas com novos pormenores cada dia e insinuam-se as mais rocambolescas alusões para expor a história. Mas será tudo verdade?
Em AMOR PROIBIDO, Florent Gonçalves conta toda a verdade sobre os acontecimentos. A sua versão é sincera e comovente. Conta a história como realmente aconteceu, numa tentativa de restaurar a verdade dos factos.

Florent Gonçalves: 
«Trocámos o nosso primeiro beijo a 8 de dezembro, na sala de informática, recordação devida ao registo dos interrogatórios dos serviços de polícia e à memória bem feminina de Léa, que se revelou meticulosa nestas coisas. A minha não era tão perfeita – Léa censurava-me por me esquecer, por vezes, de datas que lhe pareciam dignas de ser recordadas… A partir de então, a nossa história adquiriu velocidade. Tornou-se uma paixão, um amor que nos devorava e obcecava. Pensávamos um no outro, noite e dia, vivíamos na esperança dos momentos em que conseguiríamos estar a sós, mesmo durante alguns minutos, para nos apertarmos nos braços um do outro, frustrados por ter-mos de cruzar formalmente nos corredores, quase com frieza. Por vezes, dizia instintivamente, a mim mesmo, que estava a fazer “uma patifaria”. Sabia que estava a meter a mão numa engrenagem, mas não imaginava que iria ser triturado por ela. Dizia, para comigo: “Logo veremos.” Tanto a nossa atração, como a nossa curiosidade eram irreprimíveis. E, ainda hoje, não lamento esta “patifaria”, apesar de todo o sofrimento e danos que provocou: tão intensos foram os momentos de felicidade que conseguimos desfrutar…»

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

[Opinião] "O Despertar do Mundo", de Rhidian Brook

Sinopse: Em 1945, enquanto o mundo celebra a vitória sobre o exército nazi, a Alemanha derrotada é dividida. De um lado, a União Soviética. Do outro, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França. A Guerra Fria está prestes a começar. Em Hamburgo, grupos de crianças esfomeadas vasculham os destroços em busca de alimentos, famílias desalojadas lutam por abrigos imundos. É nesta cidade arruinada que o coronel Lewis Morgan é encarregado de repor a paz. O governo inglês requisita uma casa para o acolher a ele e à família. Aos proprietários da mansão resta a indigência. É então que o coronel propõe uma solução inédita: a partilha do espaço. Mas ao contrário do que coronel espera, este pacto vai ser explosivo. A sua mulher, Rachel, vive fechada em si própria. O filho de ambos, Edmund, debate-se com uma solidão extrema. A alemã Freda é a adolescente rebelde, filha de Herr Lubert, um homem de elite inconformado com a submissão que lhe é imposta. Entre segredos e traições, a vida na casa é uma bomba-relógio que uma paixão proibida ameaça ativar.. Baseado no extraordinário ato de bondade do avô do autor, O Despertar do Mundo pinta um retrato único da guerra vista do lado dos perdedores.


Opinião:
Existem livros que nos encantam pelas mais variadas razões. Este livro encantou-me por mostrar o "outro" lado. O lado que não vem nos livros da escola. O lado dos alemães que não queriam a guerra. O lado dos alemães que não gostavam do regime em que viviam. O lado dos alemães que só queriam viver em paz no seu próprio país. Mas, infelizmente, esse país a que eles chamavam "nosso" pertenceu durante muitos anos aos americanos, aos ingleses, aos franceses e aos russos. E os alemães viveram, novamente, uma repressão a quem ninguém deu importância. Mas no meio do caos que se vivem também existem bondade. Uma bondade que transparece neste livro e que me fez sorrir. É um livro de amores e desamores, de traição, mas também de amizade. De escolhas e erros.

É um livro que se devora em horas, com uma escrita encantadora e com personagens imperfeitas, mas perfeitas à sua maneira.

Aconselho.

[Opinião] "Paixão Proibida em Summerset Abbey", de T. J. Brown

Sinopse: Os amantes da série televisiva Downton Abbey têm no novo livro de T. J. Brown mais uma oportunidade de reviver os usos e costumes da época vitoriana e os jogos de poder da aristocracia britânica. A autora inspirou-se na mesma época retratada na famosa série de televisão para contar as histórias de Rowena, Victoria e Prudence, três jovens à procura do seu lugar numa sociedade em mudança. O mundo prepara-se para uma provável guerra e os modelos sociais estão em convulsão.











Opinião:
Infelizmente este foi um livro que pouco me chamou à atenção... Penso que o facto de não ter lido o primeiro volume influenciou um pouco a minha opinião geral e a minha confusão ao longo da leitura.

Neste livro acompanhamos a vida de três raparigas que, em pleno século XX, tentam fazer uma vida independente e livre de regras. Infelizmente as coisas não se passam assim.

Eu sinto que ao longo de quase 300 páginas a escritora não avançam um bocado que seja na história. Tem algumas revelações, como é óbvio, mas é um livro um pouco estagnado e que não prende a leitura. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

[Aquisições] De Fevereiro até Julho - Parte 2

Vamos agora para a última parte das minhas aquisições! Preparados? :B










[Aquisições] De Fevereiro até Julho - Parte 1

Bem... Até sinto vergonha de mim própria :s
Esqueci-me completamente de mostrar as minhas novas aquisições o que deu origem a uma completa confusão... Não me lembro de que livros correspondem a cada mês por isso vou colocar em dois pontos de forma aleatória os livros que adquiri.
Vamos lá a isto! Coragem!