quarta-feira, 20 de maio de 2015

[Opinião] "És o Meu Destino", de Lesley Pearse

Sinopse: 1938. A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior. 
Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte. Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer - para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta. Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia.

Opinião:
Penso que toda a gente conhece os sentimentos que eu tenho pela querida Lesley Pearse: paixão, admiração, até um bocadinho de inveja (é preciso ter muito talento para escrever como ela escreve e para criar personagens e histórias que não saem da memória nunca). 

Sou completamente viciada nas suas histórias e o que eu mais queria era conseguir ler em inglês para devorar os livros que ainda não estão publicados cá em Portugal.

Mariette é uma menina obstinada que sente que não tem lugar no mundo. Para ela, a Nova Zelândia é um lugar vazio, onde o futuro se resume a casar e a viver uma vida mediana e sem excitação. Depois de cometer um erro que só lhe trouxe olhares de lado, os seus pais, Belle e Etiénne decidem envia-la para Inglaterra aos cuidados dos seus "tios". 
Mas é no navio - a caminho de Inglaterra - que Mariette - começa a sua nova vida. Aí encontra o amor, mesmo sem dar por ele e começa a transformar-se numa mulher forte e com carácter.

Mariette envolve-se na 2ª GM. Perde os únicos apoios que tinha em Inglaterra - os tios e a prima. Mas é num dos bairros mais pobres de Londres que encontra a verdadeira amizade em mulheres simples e humildes.

Gostei deste livro. Tem boas personagens, uma boa história. Mas, tenho de admitir, que não adorei este livro como adorei os outros. Principalmente os livros sobre a minha querida Belle.

Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário