quarta-feira, 20 de maio de 2015

[Opinião] "Diário de uma Obsessão" de Claire Kendal

Sinopse: Os fãs de Gone Girl irão arrepiar-se com este thriller sobre poder e perseguição. 

Clarissa está cada vez mais assustada com o seu colega Rafe. Ele não a deixa em paz e recusa-se a aceitar “não” como resposta. Está sempre presente. 

Ser convocada para ser jurada é um alívio. A sala do tribunal é um abrigo seguro, um lugar onde Rafe não pode estar. Mas à medida que uma narrativa de rapto e violação se desenrola, Clarissa começa a ver paralelismos entre a sua situação e a da jovem na barra das testemunhas. Se quer sobreviver, Clarissa terá que expor o seu perseguidor. Ao desenredar o macabro e perverso conto de fadas que Rafe teceu em torno deles, descobre que o final que ele visiona é mais aterrador do que ela poderia alguma vez imaginar. Mas como é que alguém pode proteger-se de um inimigo que mais ninguém consegue ver?


Opinião:
Clarissa era uma mulher normal. Com um emprego, amigos e uma vida que adorava. Até ao momento em que começa a ser perseguida por um colega de trabalho e a sua vida dá uma volta de 360 graus. Deixa de sair à rua e, quando sai, olha sempre por cima do ombro para saber se é seguida. E é. 

"Diário de uma Obsessão" é um livro arrepiante e sufocante. Quando damos por nós também estamos a olhar por cima do ombro e com medo pela Clarissa. Rafe que, à primeira vista, parece um doce de pessoa e muito prestativo mas que na realidade é aterrador e completamente obcecado.

Claire Kendal escreveu um livro com personagens muito fortes e bem construídas. Não consegui parar de ler o livro até o terminar.

Recomendo.

[Opinião] "Fraturado", de Karin Slaughter

Sinopse: Abigail Campano chega a casa e entra num cenário de pesadelo. Uma janela partida, uma pegada de sangue na escada e, a visão mais devastadora de todas, a sua filha adolescente morta no chão. Sobre ela está um homem com uma faca ensanguentada na mão. A luta que se segue vai mudar a vida de Abigail para sempre.Quando a polícia local comete um erro que não só ameaça a investigação mas também coloca em perigo a vida de uma jovem, o caso é entregue ao agente especial Will Trent do Georgia Bureau of Investigation. Will terá como parceira a detetive Faith Mitchell, do Departamento de Polícia de Atlanta, que logo no primeiro encontro lhe mostra que não é a sua maior fã.Sob o calor implacável do verão de Atlanta, Will e Faith percebem que só trabalhando juntos conseguirão travar o homicida brutal que tem como alvo uma das comunidades mais ricas e privilegiadas da cidade. Antes que seja tarde demais. 




Opinião:
Em "Fraturado" reencontrei a personagem que tanto adorei no livro "Tríptico": Will Trent.

Há medida que a acção do livro vai avançado a história vai complicando mais e mais e nós já não sabemos quem é quem ou o que realmente se passou. Will Trent, com a ajuda da sua nova parceira Faith Mitchell vai tentar perceber e desvendar um caso que tomou contornos macabros.

Karin Slaughter tem o dom de construir personagens muito fortes e humanas. Tem também uma grande capacidade de escrever vilãos completamente desprezíveis e afastados da realidade. Personagens que nos enojam pelo simples acto de respirarem. 

Esta é uma série que eu quero seguir e que recomendo.

[Opinião] "Os Sonhos que Tecemos", de Kate Alcott

Sinopse: Alice Barrow desafia todas as convenções ao abandonar o mundo rural e tacanho onde nasceu. Numa época em que as mulheres são cidadãs de segunda categoria, o seu emprego na fiação da família Fiske é um passo importante rumo à emancipação. As "meninas da fiação" trabalham longas horas em condições precárias mas a alegria que as une é completamente nova para ela. Um dia, até dá por si a cometer a "extravagância" de celebrar o seu primeiro salário com a compra de um chapéu. É apenas um objeto mas vai ganhar a força de um talismã.
Inadvertidamente, Alice capta a atenção de Samuel Fiske, filho do dono da fábrica. Samuel é um enigma. Frio e impenetrável, tem o condão de contrariar frequentemente a própria família. O seu fascínio por Alice é a derradeira afronta aos pais e à ordem social. Será amor ou mero capricho?
O teste aos seus sentimentos será abrupto. Quando uma jovem muito especial aparece morta, toda a hierarquia de poder é posta em causa. O que se segue é um eco da luta ancestral entre ricos e pobres, poderosos e oprimidos. Apenas os mais determinados conseguirão vingar. Apenas um amor verdadeiro poderá sobreviver.


Opinião:
Este é o primeiro livro que leio de Kate Alcott. E foi um belo livro para começar!

Alice Barrow é uma rapariga que quer independência. E para o conseguir decidiu sair da sua aldeia e começar a trabalhar numa fábrica. É um trabalho duro, com muitas horas de trabalho e pouco descanso. Os únicos momentos livros são passados na sala comum na companhia das colegas. E é aí que conhece algumas mulheres que vão ter um papel muito importante na sua história. Mas é, também, na fábrica que vai conhecer o patrão, Samuel Fiske. Fiske é o homem que vai fazer o seu coração bater mais depressa. Mas, numa época, em que ainda existem tantas diferenças sociais aquela bela história de amor que ainda está a desabrochar, vai chocar algumas convenções. Mas, mesmo, com as novas amizades e com o amor no horizonte, Alice não se esquece daquilo em que acredita e vai lutar para dar uma vida melhor àquelas mulheres que se tornaram família.

Este não é um simples romance. Este é um livro sobre a força e a determinação de um grupo de mulheres que fará de tudo para ter uma vida melhor e para ser mais feliz. Mas também é um livro sobre uma menina que se tornou mulher e que descobriu aquilo que realmente queria.

Recomendo.

[Opinião] "És o Meu Destino", de Lesley Pearse

Sinopse: 1938. A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior. 
Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte. Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer - para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta. Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia.

Opinião:
Penso que toda a gente conhece os sentimentos que eu tenho pela querida Lesley Pearse: paixão, admiração, até um bocadinho de inveja (é preciso ter muito talento para escrever como ela escreve e para criar personagens e histórias que não saem da memória nunca). 

Sou completamente viciada nas suas histórias e o que eu mais queria era conseguir ler em inglês para devorar os livros que ainda não estão publicados cá em Portugal.

Mariette é uma menina obstinada que sente que não tem lugar no mundo. Para ela, a Nova Zelândia é um lugar vazio, onde o futuro se resume a casar e a viver uma vida mediana e sem excitação. Depois de cometer um erro que só lhe trouxe olhares de lado, os seus pais, Belle e Etiénne decidem envia-la para Inglaterra aos cuidados dos seus "tios". 
Mas é no navio - a caminho de Inglaterra - que Mariette - começa a sua nova vida. Aí encontra o amor, mesmo sem dar por ele e começa a transformar-se numa mulher forte e com carácter.

Mariette envolve-se na 2ª GM. Perde os únicos apoios que tinha em Inglaterra - os tios e a prima. Mas é num dos bairros mais pobres de Londres que encontra a verdadeira amizade em mulheres simples e humildes.

Gostei deste livro. Tem boas personagens, uma boa história. Mas, tenho de admitir, que não adorei este livro como adorei os outros. Principalmente os livros sobre a minha querida Belle.

Recomendo.